Bem-vind@

Eva Barros nasceu em Paris, a 27 de agosto de 1985. Mudou-se para Portugal aos 10 anos, onde reside atualmente.
Licenciada em Marketing e com formação técnica em Produção de Espetáculos e Eventos, iniciou em 2008 o seu percurso artístico com formação contínua como atriz na ACT – Escola de Atores, complementando com diversos cursos e workshops na área do teatro e da preparação do ator. Em 2013 concluiu o Mestrado em Artes Performativas – Teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema.
Desde 2009, participou em vários projetos televisivos como Morangos com Açúcar (TVI), Lua Vermelha (SIC), Laços de Sangue (SIC), Maternidade (RTP1) e Remédio Santo (TVI). Estreou-se no cinema com Os Gatos Não Têm Vertigens (2013), de António-Pedro Vasconcelos, e integrou outras produções como a curta Ponto (2020) de Bernardo Gomes de Almeida e a série Vento Norte (RTP1). Em 2022, interpretou Alice no filme A Traição do Padre Martinho, integrado na coleção Contado por Mulheres, da Pandora Filmes.
Paralelamente à sua carreira como atriz, tem uma vasta e consistente experiência como facilitadora de expressão dramática com crianças e jovens, tendo desenvolvido e orientado clubes de teatro escolar, oficinas artísticas em contexto educativo e comunitário, e projetos de teatro participativo. O seu trabalho pedagógico valoriza a escuta, a criação coletiva e o desenvolvimento da expressividade e imaginação através da arte teatral.
Desde 2011, dedica-se de forma contínua ao teatro para a infância, com um enfoque na criação e mediação artística junto de públicos jovens. Em 2013, fundou a companhia Os Inadaptados, com um grupo de artistas de diversas áreas, tendo produzido vários espetáculos com textos originais, principalmente dirigidos à infância.
Foi também locutora da rubrica semanal Contraconto (2020), na Antena 2, com Bruno Santos e Catarina Sobral, e autora e voz do podcast Muito Me Contas, bem como dobragem de vários filmes e desenhos de animados.



Fotografias | Joana Correia
CONTACTO
Eva Barros
Email: evavanina@gmail.com